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  • Ricardo Bandeira

Como preparar sua operação para lidar com o crescimento de vendas

Atualizado: 8 de nov. de 2022

As vendas por E-commerce voltaram a aquecer o mercado e a tendência é disparar neste último trimestre de 2022 por conta da chegada de eventos como a Black Friday, a Copa do Mundo e o Natal. Imagine só o volume de entrega que virá aí!

Contudo, é imprescindível que a logística de entrega das encomendas esteja bem definida, visando a satisfação plena do cliente e impedindo que contratempos aconteçam

Bom, mas a verdade é que, inevitavelmente, vão ocorrer alguns problemas com a entrega dessas mercadorias. Comprar é a parte mais fácil do processo, já receber… Não é à toa que o atraso ou a não entrega dos produtos ainda é o principal problema enfrentado pelos consumidores.

Em vista disso, a Zoom listou algumas situações que podem interferir no prazo de entrega dos seus produtos. Se liga!

1) Atrasos na Coleta

A logística possui seus processos muito bem estabelecidos. Todo o sistema conserva uma ordem, que começa pela coleta, passa pelo armazenamento, roteirização, etiquetação e, por fim, o transporte.

A coleta é a primeira etapa de entrega da mercadoria pela transportadora. Isto é, ela é a fase responsável por recolher e reunir as encomendas das empresas parceiras e que são destinadas para os clientes finais

Sabemos bem sobre aquele ditado: “o que começa errado, termina errado”. Se na primeira etapa do ciclo logístico já acontecem adversidades, todo o restante da cadeia estará fadada a sofrer impacto.


2) Má gestão do Armazém

Uma gestão de armazenagem logística eficiente depende de uma estrutura adequada para o exercício das atividades. Todavia, alguns obstáculos podem surgir na sua caminhada se você não estiver atento. A consequência é a interferência negativa no prazo de entrega da encomenda para o cliente, ocasionando atrasos.

Veja:

  • Não se preparar para as demandas sazonais

Alguns tipos de produtos têm uma demanda homogênea durante todo o ano. Já outros são mais populares em épocas específicas do ano. Os fluxos repentinos de demanda que chegam sem você se preparar podem causar muitos prejuízos. Por isso, é importante estar ciente das tendências atuais do mercado e das flutuações das demandas dos produtos com os quais você trabalha para que você saiba como gerenciar e organizar as mudanças nos níveis de estoque.

  • Subutilização do espaço

À medida que você aumenta sua base de clientes, é provável que as necessidades de espaço do seu armazém mudem. Se você está enfrentando uma escassez de espaço sem esse fator, pode ser que o layout do armazenamento pode não estar sendo o adequado, resultando em subutilização do espaço de armazenamento.

  • Ausência de inventários

Periodicamente, o estoque no armazém necessita passar por um processo de vistoria para averiguar possíveis diferenças entre a quantidade informada no sistema e a quantidade real. Assim, torna-se capaz a identificação de problemas como a falta de produtos ou perda devido ao prazo de validade. A ausência de inventários constantes dificulta a identificação de erros na administração do estoque no armazém, acarretando no atraso da entrega para o cliente.

3) Rotas mal formuladas

A formulação equivocada das rotas podem “obrigar” o entregador a fazer um percurso desnecessário. Além dos atrasos na entrega para o consumidor, a roteirização mal executada também causa prejuízo financeiro à empresa. Ou seja, leva-se em consideração o gasto de combustível, o tempo no trânsito e a vida útil do veículo, uma vez relacionado com a condição das ruas e estradas.



4) Falta de comunicação

O ruído de comunicação entre a frota e a central deve ser minimizado. Informações essenciais para uma gestão eficiente ficam restritas à equipe de entregas até que ela volte com os resultados. As dificuldades e problemas que surjam no caminho precisam ser detectados de maneira rápida e, de preferência, em tempo real. Assim, haverá tempo hábil para uma tomada de decisão mais assertiva quanto à demanda.

A comunicação pode ser realizada via telefone celular ou por meio de um sistema de gestão de entregas. Há sistemas que possibilitam acompanhar em tempo real as atividades realizadas pelo entregador, pois localizam os veículos e acompanham o status de entrega.

Não enxergar essas dificuldades e, ainda pior, não possuir um plano de contingência para solucioná-las, seguramente irá reduzir os níveis de qualidade da entrega.



5) Acidentes no trânsito

Acidentes de trânsito estão entre os principais fatores de risco e de custo no transporte logístico das entregas. O atraso também se dá por imprevistos alheios à gestão do transporte como: intempéries naturais, interdições na rota de entrega, ausência do destinatário, etc.

Como agir diante dessas situações?

A resposta é simples: planejamento. Com o propósito de evitar obstáculos que desencadeiam atrasos na entrega é preciso que você dedique atenção a cada etapa da operação. Acredite, os contratempos acontecem com mais frequência do que você pode imaginar. Como consequência, o tempo de trânsito previsto da entrega também acaba sendo alterado.

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